sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Não jogue seu direito no lixo!!!

Tenho o prazer de postar aqui um artigo brilhante de um grande amigo e Professor Guto Vellos... O fato de pensar-mos muito igual sobre as eleições e sobre alguns candidatos faz com que esse artigo seja digamos que um reflexo do que eu penso também... Muito obrigado pela autorização Guto..

Faltando pouco mais de 40 dias para as eleições que definirão o futuro de nossos estados e a soberania de nosso país nos próximos 04 (quatro), poucos são os eleitores que já têm ciência de que “artistas famosos” disputam cargos eletivos que sequer sabem realmente a que servem. Por fatos assim, há algum tempo eu me desfiliei de um partido originalmente socialista e com raízes históricas por nacionalmente esse se alugar a aventureiros que buscam apenas um espaço a mídia ou pior, se eleitos figurarem nos corredores das assembleias e câmaras legislativas como autoridades, que não são.

Muitos cantores, atores, humoristas, ex-jogadores de futebol ou praticantes de outras modalidades esportivas e até mesmo profissionais do sexo filiam-se a partidos sem conhecerem as ideologias históricas desses e em busca da visibilidade perdida candidatam-se a cargos importantes em nosso país desconhecendo todavia que papel desempenharão em caso de eleitos. Os partidos políticos por sua vez, visando aumentarem seu quadro de legisladores e crentes que os “puxadores” de voto garantirão outras cadeiras a determinadas pessoas cedem espaço a essas figuras animalescas.

Queridos amigos, somos vitimas de uma legislação eleitoral ultrapassada e copiada (sim, plagiaram) de um país que ascendeu que podia e que vive as custas de seu passado explorador. Se um determinado candidato, queridinho das tietes (não posso chama-los de eleitores) atinge um grande coeficiente de votos, ele carregará consigo outros que certamente não chegariam jamais a condição de deputados. Lembram-se do notável Professor Doutor Enéas Carneiro do Partido da Reedificação da Ordem Nacional (PRONA)? Na eleição desse, a câmara dos deputados em 2002 o mesmo teve a votação recorde de 1,5milhão de votos. 1 milhão de votos a mais que o segundo colocado naquela disputa, o ex-deputado e ex-ministro chefe da casa civil José Dirceu. Até ai nada demais, afinal quem ousaria duvidar da capacidade intelectual e política do Dr. Eneas? Acontece amigos que graças a votação dada a ele pelos eleitores paulistas o coeficiente daquela disputa deu ao medico e físico VANDERLEI ASSIS com, pasmem, 275 votos a mesma condição de legislar. Estou falando de 1.573.367 (um milhão, quinhentos e setenta e três mil, trezentos e sessenta e sete) votos de diferença. Sorte dos paulistas que o saudoso barbudo de óculos de fundo de garrafa escolhia a dedo quem figurava no partido dele. Ainda estivesse vivo, tenham certeza, ninguém no partido dele teria ficha-suja.

A legislação eleitoral permite ainda a atuais deputados concorrerem pro estados diferentes dos seus de origem. Vejam como exemplo o Deputado José Tatico (PTB/GO) que já foi eleito pelo Distrito Federal, esta agora em Goiás e busca eleição nesse ano em Minas Gerais. Brasileiro ele heim? O Senhor Deputado José Fuscaldi Cesílio (Tatico) deve ao fisco a bagatela de R$ 260 milhões e foge de processos contra a sua pessoa física e ou jurídica já que trata-se de um empresário mercadista na justiça comum com os votos “conquistados” juntos aos estados de sua representação política.

Meus amigos, minha gente, as eleições se aproximam e com ela já vemos no horário eleitoral gratuito muitos candidatos que sabemos não estarem preparados a ocuparem cargos aos quais concorrem. São oportunistas, candidatos e partidos que visam única e exclusivamente um salário que lhes garantam a continuidade da boa vida que levavam e perderam com o enfraquecimento de suas carreiras ou a visibilidade que novamente alavanquem-nos rumo aos palcos.

Não estou aqui os impedindo de votarem naqueles que julgam serem bons nomes aos seus estados e regiões, todavia busquem saber quais as propostas desses em suas carreiras políticas e saibam que deputados e senadores não podem prometer fazer, já que isso é competência apenas do executivo, mas sim ajuda-los em projetos e pareceres que garantirão a Presidente, Governadores e prefeitos uma governabilidade sadia e limpa.

Boa sorte a todos.

Professor Karlos Augusto Vellos.

Campos Belos/GO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário